15 de janeiro de 2024

Confira as tendências do mercado imobiliário em 2024

Dentro da economia global, o mercado imobiliário tem um papel muito importante na geração de empregos, investimentos e estabilidade financeira de muitos setores.

Até mesmo durante a pandemia, em que inúmeros segmentos econômicos foram afetados, o mercado imobiliário continuou equilibrado e em crescimento.

Exatamente por isso, e com a chegada de um novo ano, todos querem saber: quais são as tendências do mercado imobiliário para 2024?

Mas antes, vamos conferir um panorama do que aconteceu no mercado imobiliário em 2023:

✔️ R$ 10,7 bilhões em transações no segmento de imóveis de Médio e Alto Padrão, segundo a Abrainc

✔️ Alta de 76,2% no total de imóveis de luxo vendidos, segundo a Brain Inteligência Estratégica

✔️ Aumento de 14,6%, em relação a 2022, no saldo de financiamento e crédito imobiliário, segundo a Caixa Econômica Federal

✔️ Crescimento de 14,4% nos primeiros sete meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo a Abrainc

✔️ Crescimento de 10,3% nas contratações de crédito imobiliário nos primeiros nove meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022

✔️ Crescimento de 63,3% no total de unidades lançadas no Sudeste no 3º trimestre do ano, com Valor Geral das Unidades Lançadas 41,9% maior do que no mesmo trimestre de 2022

Com todos esses dados favoráveis, especialistas acreditam que algumas tendências serão significativas em 2024. Continue a leitura para conferir!

Quais são as tendências do mercado imobiliário em 2024?

BEM-ESTAR

Uma das tendências do mercado imobiliário em 2024 é o bem-estar. Essa tendência, aliás, já vem de alguns anos, desde a pandemia, justamente pensando em oferecer meios e espaços para que as pessoas tenham uma rotina mais saudável, com a prática de exercícios físicos, cuidado com a saúde mental, contato com a natureza, entre outros.

Os empreendimentos focados no bem-estar são conhecidos como wellness real estate e englobam diversos meios de oferecer mais qualidade de vida:

Paisagismo | Espaços amplos | Ventilação natural | Redução de resíduos | Incidência de luz solar | Cultivo de plantas e hortas | Sistemas de reúso de água | Sistema de energia solar e energia limpa | Tipos de materiais que serão usados na construção

TECNOLOGIA

A tecnologia está cada vez mais integrada ao setor imobiliário, ofertando novas formas de atendimento e facilitando as transações imobiliárias.

Inclusive, devido às novas tecnologias, a compra de um imóvel tem deixado de ser uma atitude de caráter emocional para ser racional, levando em consideração as necessidades das famílias e capacidade financeira.

Por isso a tecnologia é umas das tendências do mercado imobiliário em 2024 também nas imobiliárias, que precisam se adequar para atender os clientes heavy user de todas as redes sociais e plataformas digitais.

A digitalização também chegou no processo de compra, com assinatura de contrato pela internet ou contrato digital para reduzir o consumo de papel. 

Além disso, nos imóveis está previsto um crescimento ainda maior da automação residencial, devido à implementação da Internet das Coisas (IoT) em soluções da rotina do imóvel. 

SUSTENTABILIDADE

Felizmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes de que o Planeta Terra precisa de mais cuidados. Após muitos anos de exploração, o meio ambiente está cobrando a conta e os seres humanos precisam ter a sustentabilidade como foco.

A incorporação de práticas e tecnologias ecológicas vai além da ética, também acompanha a valorização imobiliária, que aumenta mais em um imóvel construído de forma ecológica ou que oferece a sustentabilidade em diversas rotinas do dia a dia.

Aliás, uma das tendências do mercado imobiliário em 2024 é associar o bem-estar à natureza, com espaços verdes nos imóveis ou construir os empreendimentos próximos a parques e áreas de lazer. 

SAIBA MAIS -> Design sustentável: por que morar em um imóvel que valoriza o meio ambiente?

CRÉDITO IMOBILIÁRIO

No fim de 2023, muitos especialistas deram a dica para que as pessoas esperassem para financiar um imóvel apenas a partir de 2024.

A tese é de que haverá uma queda nas taxas das operações de crédito neste ano, permitindo condições mais favoráveis na conquista do imóvel.

Outro fator relevante para haver mais crédito no mercado imobiliário são as fontes alternativas de crédito, que ultrapassaram a poupança, tradicionalmente a principal fonte de créditos na compra e construção de imóveis.

PREFERÊNCIA PELO ALUGUEL

Apesar de inúmeros brasileiros terem o sonho da casa própria, uma das tendências do mercado imobiliário em 2024 é optar pelo aluguel.

Segundo dados de 2016 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 18% da população morava de aluguel. Agora, esse número subiu para 21%.

Os jovens de 15 a 29 anos são a maioria da população que mora de aluguel (25,6%), considerando que estão na idade de sair de casa e ter sua independência financeira. 

IMÓVEIS DE ALTO PADRÃO E LUXO

No segmento de imóveis de alto padrão e luxo, especialistas preveem que as principais tendências do mercado imobiliário em 2024 serão impulsionadas pela evolução tecnológica e as novas preferências dos clientes.

Algumas das tendências previstas são:

  • Tecnologia como facilitador universal
  • Experiências positivas entre imobiliária e cliente
  • Flexibilidade de espaços para diversas necessidades 
  • Ambientes saudáveis, sustentáveis e com foco no ESG
  • Home office integrado como adaptação à nova realidade profissional

E como uma dica extra, vamos te contar outra tendência do mercado imobiliário que vai ser muito positiva em 2024: comprar um imóvel para investir. Confira tudo sobre este tema aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *