16 de junho de 2023

Design sustentável: por que morar em um imóvel que valoriza o meio ambiente?

Sustentabilidade. Essa palavra não se tornou tendência à toa, afinal, o Planeta Terra tem enfrentado muitos problemas, obrigando diversos setores a reverterem a situação. O Design Sustentável, por exemplo, é um dos conceitos criados para minimizar os impactos ambientais negativos.

Desde a pandemia, inclusive, as pessoas perceberam a urgente necessidade de estar mais perto da natureza e cuidar do meio ambiente para as gerações futuras.

Mas, como fazer isso em casa, por exemplo? Como tornar o seu imóvel sustentável ou com elementos eco-friendly?

O Design Sustentável é uma das opções. Continue a leitura e confira mais sobre esse conceito.

O QUE É DESIGN SUSTENTÁVEL?

Este conceito está dentro do Design de Interiores. É aplicado para criar projetos e métodos que minimizem os impactos ambientais negativos em um empreendimento, com a exploração de recursos naturais, a utilização de matérias-primas renováveis e mais eficiência dos materiais utilizados, por exemplo.

O Brasil, inclusive, está no 5º lugar no ranking mundial com o maior número de edifícios verdes certificados, segundo os últimos dados da United States Green Building, criador do sistema de classificação de prédios sustentáveis, o LEED.

Isso significa que, cada vez mais, profissionais da Construção Civil, Arquitetura e Design, além da sociedade, estão interessados em viver em empreendimentos que não trazem danos ao meio ambiente.

O design sustentável faz parte de um tripé importante dentro dos princípios do desenvolvimento: meio ambiente + economia + sociedade. Assim, enquanto o design convencional busca agregar valor a um produto, o sustentável surge como um caminho de soluções para o ciclo de vida de muitos materiais.

Existem muitas maneiras de usar o design sustentável no seu imóvel:

Uso de materiais naturais ou orgânicos

Interiores eco-friendly evitam o uso de plástico, materiais sintéticos ou com pelos de animais.

Além do conceito estético, o design sustentável privilegia a natureza. Por isso, as principais alternativas para itens decorativos ou móveis são vidros e fibras naturais, como o linho e o bambu. 

A madeira certificada, reciclada ou reutilizada, por exemplo, foi destaque no Madrid Design Festival 2023: através de peças comuns do dia a dia, como uma poltrona e uma estante vazada, duas exposições utilizaram uma estética elegante para alertar o público sobre o uso excessivo da madeira e as mudanças climáticas.

Upcycling 

O termo “Upcycling” significa reutilização e se tornou uma tendência no segmento do alto padrão, já que foi apropriado por muitos arquitetos para, justamente, quebrar o paradigma de que um item de decoração ou um móvel não podem ser reutilizados. 

Dentro do Design Sustentável, alguns exemplos de projetos de arquitetura já aplicaram o conceito Upcycling na reforma de uma bicicleta antiga para aproveitá-la na decoração de um apartamento de alto padrão ou utilizando malas de viagem vintage como mesa de cabeceira.

Por muitos anos, o conceito de reutilização foi associado a uma alternativa para a escassez de recursos. Atualmente, se tornou parte das técnicas de decoração, como uma forma de unir o novo ao velho e encontrar novos destinos para os materiais.

Reutilizar é chique!

Uso de materiais locais

Atualmente, a tendência em muitos empreendimentos de alto padrão é utilizar materiais locais, priorizando a economia regional e impactando na geração de empregos e renda.

Além disso, o design sustentável também dá preferência em usar materiais locais para evitar o trajeto em longas distâncias.

Natureza em casa

Não há como falar em sustentabilidade sem pensar em plantas, certo?

Um imóvel com um belo jardim já é um ótimo avanço para estar mais perto da natureza. Mas, você desfruta desse ambiente para ter o seu momento de bem-estar?

Se a sua resposta é não (infelizmente), uma boa alternativa é acrescentar plantas à decoração interna. Plantinhas ajudam a filtrar componentes químicos danosos ao meio ambiente, melhoram a qualidade do ar e trazem conforto.

Fontes de energia renováveis

Ao decorar o seu lar com móveis feitos de madeira certificada e outros inúmeros itens sustentáveis, é preciso equilibrar com fontes de energia renovável também, certo?

Sendo assim, além de utilizar lâmpadas em LED, que possuem vida útil 40 vezes maior que a lâmpada comum, aproveitar a luz solar é extremamente importante.

Imóveis de alto padrão podem ser projetados com grandes janelas que captam a luz solar para iluminar o interior do ambiente.

Dica: na hora de comprar um imóvel, confira se a face norte do imóvel tem janelas suficientes. É esse lado do imóvel que recebe maior incidência do sol durante o dia, principalmente no inverno.

Minimalismo

Este estilo de decoração, naturalmente, já é mais sustentável do que outros pelo seu conceito: menos é mais.

Ou seja, um ambiente com poucos móveis ou apenas com os móveis necessários para o dia a dia, já indica que não existe a necessidade de um local ser decorado com muitos itens, evitando impactos negativos ao meio ambiente.

SAIBA MAIS -> Imóveis sustentáveis: vale a pena investir?

POR QUE O DESIGN SUSTENTÁVEL É IMPORTANTE?

A decoração, a pintura da parede, a disposição dos móveis, tudo o que é relacionado com a arquitetura e o design de um ambiente é importante para a maneira como as pessoas se relacionam com aquele espaço. Além disso, todos esses aspectos também podem interferir, positiva ou negativamente, na saúde mental.

E, pensando na parte econômica do tripé do desenvolvimento sustentável, o design sustentável também é um dos principais aspectos que aumentam a valorização de um imóvel, dando a ele mais perspectivas de venda no mercado imobiliário.

Confira mais notícias sobre o mercado imobiliário de alto padrão no Blog da Bamberg!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *