17 de janeiro de 2025

Conheça os principais tipos de piscinas antes de comprar um imóvel

Verão combina com o quê?

Piscina, claro!

Esse equipamento é um dos principais aliados de quem não conseguiu ir à praia ou já voltou ao trabalho. 

E, caso você não more em uma casa com piscina, certamente está pensando nessa aquisição, não é?

Além de ser uma boa opção para se refrescar no verão, a piscina também é um ótimo motivo para chamar os amigos para um dia super divertido.

Mas, já que a piscina é uma prioridade para a casa que você vai comprar… como escolher a melhor piscina? 

Bom, olhando de fora, podemos perceber que existem diversos tipos de piscinas, com variados formatos, tamanhos e profundidade. Tudo depende do imóvel e do que foi pensado no projeto arquitetônico. 

Mas, o que você não sabe, é que os materiais, acabamentos e revestimentos usados fazem a diferença em relação à limpeza e manutenção das piscinas.

Então, não basta só comprar uma casa com piscina. É preciso entender o básico sobre os principais tipos de piscinas, para acertar na compra da casa.

É isso que vamos te contar! 

Continue a leitura e conheça os principais tipos de piscinas usados no Brasil e qual delas vai te proporcionar ótimos mergulhos.

Quais são os principais tipos de piscinas?

ALVENARIA | CONCRETO ARMADO 

Entre os principais tipos de piscinas estão as de alvenaria ou concreto armado, muito comuns em condomínios.

A verdade é que elas são muito versáteis, pois podem ser construídas em diversos formatos (retangular, quadrado, redonda, etc). Além disso, também podem ser decoradas com qualquer tipo de revestimento, sendo os mais comuns: azulejos, porcelanatos, cerâmica, pastilhas de vidro e pedras naturais.

Exatamente por isso, as piscinas de alvenaria/concreto armado precisam ser projetadas por especialistas, também sendo necessário a impermeabilização contra vazamentos. 

Uma de suas grandes vantagens é a durabilidade: cerca de 30 anos. Além disso, não sofre com os efeitos do cloro.

PLACA PRÉ-MOLDADA

Enquanto a piscina de alvenaria precisa ser construída no imóvel, a piscina pré-moldada é apenas instalada. Mesmo assim, o terreno precisa ser preparado e o sistema hidráulico deve ser feito direto no local.

Essa instalação requer muito cuidado com as placas e com a impermeabilização de, pelo menos, 5 demãos, para evitar vazamentos. Vale lembrar que o rejunte do revestimento precisa ser de epóxi.

FIBRA DE VIDRO 

A piscina de fibra de vidro também é um modelo pré-fabricado e de rápida instalação. Entre os variados tipos de piscinas, ela é a mais comum no Brasil, principalmente em residências.

Com aparência de um tanque, tem durabilidade de 15 anos, sendo que também pode ser enterrada, desde que o terreno seja preparado previamente. 

Porém, limita a personalização do ambiente, já que existem poucos formatos em fibra de vidro.

AREIA

Um dos tipos de piscinas mais exclusivos, oferece um visual agradável e “praiano” na área externa da casa.

Apesar de sua principal característica ser a areia, essa piscina é feita de concreto armado. Na finalização da construção, ela recebe uma mistura de areias minerais e resinas. 

Muitos modelos de piscina de areia, inclusive, contam até com hidromassagem. Além disso, a piscina de areia pode ser construída em qualquer formato e sua manutenção é simples.

Com a piscina de areia, você vai se sentir em uma praia só sua!

CONTAINER 

Para quem tem práticas sustentáveis e ecológicas em seu dia a dia, a piscina container é a melhor opção!

Com formato de tanque, faz parte dos tipos de piscinas pré-moldadas e, por isso, tem formatos limitados.

Suas vantagens:

✔️ Preço acessível

✔️ Sustentabilidade

✔️ Instalação prática

No entanto, não é indicada para terrenos irregulares ou para quem busca por piscinas profundas. 

Vantagens de ter uma casa com piscina

Agora que você já conhece os principais tipos de piscinas, também precisa conhecer algumas vantagens de ter uma casa com piscina – sim, existem outros motivos além de aproveitar o verão.

VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Além da localização privilegiada e infraestrutura do bairro, um dos principais fatores que valorizam o imóvel são as áreas de lazer. Mais especificamente… a piscina.

Inclusive, especialistas do mercado imobiliário relatam que essa valorização gira em torno de 20% a 30%, sendo um fator decisivo em 80% das negociações.

Uma pesquisa de 2024, inclusive, revelou que a piscina é o item mais procurado nas 170 mil buscas mensais por imóveis em condomínios.

QUALIDADE DE VIDA

No início do dia, um mergulho na piscina pode trazer mais disposição. No fim do dia, ajuda a eliminar toda a tensão. 

Nadar é uma ótima forma de relaxar e praticar exercícios físicos, benéficos para o corpo e a mente. 

LAZER

Se você é uma pessoa que tem família grande ou um grupo de amigos que gostam de se encontrar, a piscina vai ser um ambiente especial para esses momentos. 

Além disso, ao ter uma piscina em casa, você tem acesso a momentos de lazer e relaxamento sem a necessidade de se deslocar para clubes ou praias, garantindo mais privacidade e conforto.

VALORIZAÇÃO ESTÉTICA

Além de ser uma área de lazer, uma piscina bem projetada pode contribuir para a estética e o design do imóvel, tornando o ambiente mais sofisticado e convidativo.

SAIBA MAIS -> 7 bons motivos para ter um deck de madeira neste verão

Entre todos os tipos de piscinas, qual é o seu preferido?

Bom, talvez esse aí não tenha na casa que você estava de olho, mas você pode incluir por meio de uma boa reforma!

SAIBA MAIS -> Vale a pena comprar um imóvel para reformar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *