1 de fevereiro de 2023

8 tendências de arte e design para 2023

Antes de mais nada, você gosta de decoração e arquitetura? Então, o início de todo ano chega com uma meta básica: conferir as tendências de arte e design e, quem sabe, dar uma repaginada na casa para acompanhar as tendências do momento.

Assim como você já viu aqui no blog da Bamberg, uma tendência sempre atual é a Cromoterapia, técnica que ajuda a equilibrar o corpo e a mente. 

Para além deste conceito de saúde, utilizado por muitas pessoas, morar em uma casa bem decorada é muito importante! Mas, você sabe como usar a arte e o design para decorar seu imóvel, deixando-o confortável,  sofisticado e contemporâneo?

Então, continue a leitura e confira 8 tendências de arte e design para 2023!

Glamour

Uma das tendências de arte e design que não pode faltar em um imóvel único e de alto padrão é o glamour.

Por isso mesmo, em 2023, o glamour está em primeiro lugar na lista de tendências de arte e design!

Com acabamentos e texturas bem detalhadas, que não se comparam ao estilo minimalista, o imóvel vai mostrar toda a sua elegância e exclusividade. 

Através de metais quentes, tecidos sofisticados, cores profundas e itens de ouro, o glamour se fará presente.

Tendências de arte e design: glamour. Sala grande com sofá cinza, tapete, televisão, parede com bebidas e muita iluminação, representando um ambiente glamoroso
 

Bar e adegas

Bares e adegas são uma tendência de design doméstico que não sai de moda. 

Antigamente, as bebidas eram expostas em móveis grandes de madeira com taças em cristaleiras. Atualmente, no entanto, o design está mais moderno.

É comum, por exemplo, as adegas climatizadas em apartamentos que, inclusive, podem ser personalizadas e trazer um conceito artístico lindo para o cômodo.

Tendências de arte e design: Bar e adegas. Parede com portas de vidros, como um armário, cheio de bebidas. Iluminação amarelada
 

Memórias afetivas

Além das cores ajudarem no alívio do estresse e nos sintomas de algumas doenças, objetos que trazem memórias afetivas também são importantes para trazer conforto emocional e nunca deixam de fazer parte das tendências de arte e design.

Portanto, uma parede com fotos da família em momentos especiais, como viagens; uma coleção de carrinhos no escritório, uma estante de livros, móveis antigos que são herança de família, quadros pintados pela avó, muitas coisas podem se tornar um objeto afetivo e que agregam no design do imóvel.

Tendências de arte e design: memórias afetivas. Parede cinza com 4 quadros brancos com fotos em moldura: as fotos mostram mulheres em fila no mar e uma mulher em um carro antigo com um cachorro
 

Design Biofílico

O Design Biofílico nada mais é do que o resgate da natureza em espaços urbanos.

As mudanças climáticas e a valorização do meio ambiente são temas que pertencem a todas as pessoas.

Diante disso, a sustentabilidade se tornou uma das tendências de arte e design para incorporar, dentro de casa, esse sentimento de cuidado com o planeta.

Para quem não tem jardim em casa, a aposta é inserir plantas na sala e em cada quarto. 

Além das plantas, é possível inserir a natureza de forma lúdica, através de quadros e estampas botânicas. E também através de materiais sustentáveis, como móveis, que são fabricados com madeiras  provenientes de fontes renováveis, que tem poucas substâncias químicas que poluem o meio ambiente.

Tendências de arte e design: biofílico. Sala com móveis em cor cinza, televisão em cima de um móvel branco. na parede, uma quadro com plantas. O abajur também tem decoração de plantas e, ao lado da televisão, há uma planta de verdade
 

Espaços de bem-estar

Depois da pandemia, as pessoas passaram a dar mais valor às suas casas, vendo inúmeras possibilidades de decoração e funções em cada cantinho.

Sendo assim, uma das tendências de arte e design mais comuns será a criação de espaços de bem-estar como um cantinho da leitura, com uma poltrona e uma planta ao lado; ou um espaço zen, com um tapete confortável, luz natural e velas aromáticas.

Tendências de arte e design: bem-estar. Uma mulher deitada no chão, de barriga para baixo, lendo uma revista. ao lado dela, uma xícara e um cobertor. Ao redor dela, muitas plantas.

Multifuncionalidade

Do mesmo modo, também devido a pandemia, foi necessário adaptar alguns cômodos da casa, tornando-os multifuncionais e integrados.

Uma tendência artística, por exemplo, é apostar no conceito aberto, como a cozinha americana que possibilita o contato entre os moradores da casa no mesmo ambiente, mas em situações diferentes. 

Aliás, todas essas dicas de tendências de arte e design são importantes para valorizar o imóvel, caso você queira vendê-lo.

Sala e cozinha integrados. Todo o espaço tem cores cinza, branco e azuis. Um sofá azul grande com almofadas coloridas. Armários da cozinha também em azul e uma mesa branca.

SAIBA MAIS -> Descubra como tornar o seu imóvel ideal para venda

Continue a leitura!

Formas orgânicas

Tapetes circulares, cadeiras de tulipas, espelhos redondos, sofás em curva, entre outros.

Essas são algumas das tendências de arte e design para 2023, que foram sucesso nas décadas de 60 e 70. Aliada a nichos e prateleiras circulares, ainda é possível realçar obras de arte e esculturas. 

As formas orgânicas são dinâmicas e dão um toque romântico à decoração.

Sala em estilo clássico, com paredes, cortinas e sofá branco. Um lustre oval dourado. Mesa redonda branca com detalhes dourados e cadeiras pretas

Brasilidade

A “brasilidade” é uma das tendências de arte e design de 2023 e de sempre, afinal, incorporar a cultura brasileira na decoração da casa é sempre um conceito muito contemporâneo.

Por ser uma cultura muito rica, são muitas as possibilidades artísticas, como as cores e o artesanato, por exemplo. 

O verde e a conexão com a natureza, como plantas na casa, já podem ser elementos básicos para representar o Brasil. 

Aliás, outro elemento muito característico do Brasil são as peças em artesanato, feitas de palha, que podem ser inseridas nas paredes ou em móveis; e também móveis em madeira.

Sala de paredes e cortinas brancas, tapete bege e mesas de madeira. Porta na cor verde e muitas plantas.

Para finalizar, agora que você já sabe as 8 tendências de arte e design para 2023, que tal alinhar esses conceitos com as cores?

Saiba mais sobre a Cromoterapia e descubra como aplicar as cores na sua decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *