22 de maio de 2024

Conheça tudo sobre o Retrofit

Quem está procurando um imóvel para comprar ou alugar, precisa saber que uma das principais regras nesse processo é fazer a vistoria do imóvel. 

Afinal, você não quer adquirir uma residência que está faltando um degrau ou porta, certo? 

Por isso, alguns imóveis precisam passar por uma reforma para colocar tudo no lugar. Mas, às vezes, uma simples reforma é pouco. 

Para repaginar o prédio e dar uma nova cara para ele, é preciso investir em uma técnica que virou tendência nos últimos anos, o Retrofit.

Quer saber mais sobre essa tendência?

Continue a leitura! 

O que é Retrofit?

O Retrofit é um processo direcionado à restauração de prédios antigos, mas com a intenção de preservar sua arquitetura original. Então, através de materiais de alta qualidade, o edifício se torna mais seguro e adequado à legislação vigente.

A técnica Retrofit começou na Europa, em uma época onde fábricas e edifícios mal conservados necessitavam ser preservados devido a sua importância histórica. Além disso, muitos prédios estavam até vazios e precisavam ser adaptados para ser usados para outros fins. 

Apesar de o prédio já existir, o projeto de Retrofit precisa ser planejado como qualquer outro projeto arquitetônico, pois inclui:

  • Nova pintura para a fachada
  • Renovação total ou parcial da fachada
  • Adaptação da fachada às condições externa ambientais 
  • Renovação das instalações elétricas e do sistema hidráulico
  • Conserto de revestimentos e estruturas como alvenaria, fundação, acabamentos internos e externos

Então, o Retrofit é uma reforma?

Em inglês, Retrofit significa reforma. Porém, dentro da Arquitetura, o seu intuito não é reforma, mas restauração e adaptação do prédio para ser moderno, funcional, otimizado e adequado para estar de acordo com a legislação.

Essa adaptação, então, preserva a estrutura original do imóvel, sem alterar as características físicas do espaço.

No Retrofit, todos os materiais são de excelente qualidade, para renovar a estrutura arquitetônica do prédio e trazer segurança, acessibilidade e modernidade (sem afetar os atributos históricos do prédio). 

Quais são as vantagens do Retrofit?

Segurança

Semelhante à renovação, a técnica do Retrofit oferece segurança quando implementa acessibilidade, elevadores modernos e adequação das construções antigas às normas atuais.

Renovação

Grande parte dos prédios que passam pelo processo de Retrofit foram construídos há muitos anos. Por isso, não oferecem o bem-estar necessário atualmente. 

Essa renovação, então, proporciona mais comodidade e satisfação para quem mora ou frequenta um prédio que passou pelo Retrofit.

Sustentabilidade

Com a troca de materiais, existe a oportunidade de utilizar opções sustentáveis, como tijolos ecológicos, por exemplo. 

Além disso, é possível implementar formas para trazer eficiência energética ao imóvel.

Novos usos do ambiente

Não são apenas prédios históricos que passam pela técnica do Retrofit. Um imóvel de alto padrão também pode ser transformado e ainda ter sua estrutura preservada. 

Assim, novos ambientes podem ser criados para trazer modernidade e transformação ao imóvel.

Exemplos de Retrofit pelo Brasil

E se você gosta de Arquitetura, deve curtir muito passear pelo Brasil e conhecer os diversos tipos de prédios que contam a nossa história. Desde os mais antigos, até os modernos, a Arquitetura é uma forma de arte que pode nos inspirar na nossa própria casa.

Falando no Brasil, existem muitos prédios ao redor do nosso país que passaram por uma reforma, utilizando o conceito do Retrofit. Confira alguns:

Pinacoteca | SP

Construído no final do século XIX, a Pinacoteca já sofreu diferentes mudanças. Por isso, o projeto de Retrofit do prédio teve o objetivo de colocar o edifício dentro das normas vigentes para garantir a segurança de todos os frequentadores.

Com projeto assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a Pinacoteca foi renovada com:

  • Uma nova rede elétrica
  • Reforço na estrutura dos pisos
  • Inclusão de elevadores e rampas
  • Troca do telhado por um modelo de vidro para melhorar a iluminação do ambiente

Estádio do Maracanã | RJ 

Um estádio de futebol pode receber um projeto de Retrofit? Claro! 

Construído nos anos 50, o projeto de Retrofit do Maracanã foi feito pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, para restaurar o estádio para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Assim, a estrutura do estádio foi modernizada e, por ser um patrimônio histórico, suas características históricas foram preservadas.

Edifício Martinelli | SP

O primeiro arranha-céu da cidade de São Paulo, construído em 1929, foi o Edifício Martinelli. 

Pela sua história, era necessário manter a fachada e a volumetria, ao mesmo tempo, em que foi preciso adequar os ambientes internos para serem mais modernos.

Então, o prédio ganhou uma nova iluminação e ambientes integrados, além de estrutura de cabeamento para informatização e um sistema de climatização.

SAIBA MAIS -> “Retrofit é um excelente negócio”

Além de tudo isso, o Retrofit pode ser uma das estratégias para alugar o seu imóvel mais rápido. Ou, um dos fatores de valorização imobiliária que vai influenciar na venda do seu imóvel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *