A jornada de compra entre homens e mulheres se difere, principalmente, pela forma de comportamento de ambos os gêneros. Enquanto mulheres tendem a ser mais analíticas, homens são mais objetivos no processo de compra.
Não é novidade que, naturalmente, homens e mulheres se comportam de formas distintas. Desde os detalhes do dia a dia à forma de se relacionar nos ambientes de trabalho, familiar e com amigos, é possível notar diferenças significativas, não é mesmo?
Quando falamos de comportamento e da jornada de compra, é quase impossível não pensar nas diferenças de consumo de ambos os gêneros. Por isso, ao buscar compreender o comportamento de compra do público-alvo de qualquer negócio, o primeiro passo essencial é entender a forma que consomem.
Quer entender como funciona a jornada de compra entre homens e mulheres? Continue lendo que nós te explicamos!
Afinal, como funciona a jornada de compra?
Antes de entender as diferenças entre homens e mulheres, é necessário compreender o que é e como funciona a jornada de compra, certo? Bom, é muito simples!
Para ilustrar de uma forma clara, pense em um caminho com uma série de etapas que precisam ser atingidas para chegar no destino final. Pensou? A jornada de compra funciona de uma forma semelhante.
Após muitos estudos e análises de comportamento, foi possível identificar um compilado de fatores que influenciam o processo de compra, da consideração à conversão em vendas.
Esses fatores são divididos em 4 etapas, sendo elas:
- Aprendizado e descoberta.
- Reconhecimento do problema.
- Consideração da solução.
- Decisão de compra.
Quando se pauta a estratégia de compra nesses 4 pilares, fica mais fácil identificar em qual etapa o cliente está e a abordagem mais adequada para incentivá-lo à conversão da venda.
Jornada de compra entre homens e mulheres
Agora que você já sabe como funciona a jornada de compra, é importante compreender como ela se aplica entre homens e mulheres. Para isso, o primeiro passo importante é compreender o funcionamento cerebral de ambos.
Segundo um estudo realizado pela Scientific American, mulheres possuem mais conexões cerebrais entre os hemisférios, em comparação aos homens, que tendem a possuírem mais conexões dentro de um único hemisfério.
Mas como isso influencia no comportamento de compra? É bem simples. Devido à amplitude de conexões, cérebros femininos têm uma maior predisposição para desenvolver o pensamento analítico e intuitivo, o que lhes fornece habilidades resolutivas e de tomada de decisão.
Já os homens, por centralizarem as conexões em um dos lados do cérebro, independente de ser o lado direito ou esquerdo, é natural que tenham mais predisposição a habilidades motoras ou espaciais, agindo muito mais pela motivação da ação do que, efetivamente, à análise do todo.
No processo de compra, isso diz muito! Hoje em dia o mundo opera de forma omnichannel, ou seja, tudo – normalmente – está em todos os canais. Apesar de ambos os gêneros pesquisarem muito antes de tomar a decisão de comprar algo ou não, existem alguns fatores que evidenciam as diferenças comportamentais.
Como funciona o comportamento de compra masculino?
Resumidamente, os homens buscam praticidade e objetividade no processo de compra. Por isso, quando vão comprar algo, costumam ter em mente o que será adquirido, onde é possível encontrar, quanto pretendem pagar e, no processo de decisão, tendem a ser fiéis às marcas que consomem.
Nesse ponto, valor não costuma ser um fator determinante e compras por impulso ocorrem raramente, uma vez que são pouco influenciados por emoções ao fazer uma aquisição.
E o feminino?
Enquanto homens são mais objetivos no processo de compra, mulheres caminham na direção oposta. O comportamento feminino de consumo é muito voltado à análise e ponderação. Por demorarem no processo de escolha e avaliação, tendem a comprar além do planejado.
Mas não se engane!
Apesar de serem mais generosas na hora de comprar e estarem mais suscetíveis aos apelos comerciais ou compras impulsivas, as mulheres avaliam, também, o custo-benefício e procuram soluções econômicas, prezando pelo negócio que seja mais rentável para a sua necessidade.
Como aplicar a jornada de compras entre homens e mulheres no mercado imobiliário?
Por se tratar de uma decisão importante e que envolve investimento financeiro, ter em mente como funciona o comportamento entre homens e mulheres na jornada de compra, é algo extremamente vantajoso.
Mas por quê? Segundo um estudo realizado pela Behup, foi possível constatar que as mulheres são as maiores responsáveis pela decisão da compra de um imóvel, em comparação com homens.
O estudo também mostra que, segundo o levantamento, 21% das mulheres alegaram não ter influência do cônjuge na decisão de compra de um imóvel, em comparação com 12,4% dos homens que tomaram a decisão de forma independente.
Mas apesar de serem responsáveis pela maior parte do processo de decisão de compra, a pesquisa mostra que 47,8% dos homens pagaram pelo imóvel, enquanto as entrevistadas representaram 35,3%.
Por isso, nas transações do mercado imobiliário, além de entender as diferenças comportamentais entre ambos os gêneros, é importante ter em mente que, quando falamos de casais, por exemplo, a abordagem deve ser direcionada para sanar as necessidades de ambos os sexos e atender as respectivas tendências de comportamento de compra.
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