23 de abril de 2024

Como escolher o melhor imóvel comercial?

Você está pensando em abrir uma empresa ou expandir o seu negócio e quer alugar ou comprar um imóvel comercial?

Bom, assim como um imóvel para morar é necessária muita pesquisa, com um imóvel comercial não é diferente. É preciso analisar diversos fatores que podem impactar de forma positiva ou negativa o seu negócio.

O valor do aluguel, o perfil do bairro e até o sentido da rua, por exemplo, podem te prejudicar se você não souber escolher o imóvel comercial ideal. Todos esses dados podem ser obtidos através do geomarketing, por exemplo, uma nova ferramenta que utiliza informações geográficas, socioeconômicas e demográficas para garantir que empresários façam a escolha certa no imóvel comercial da sua empresa.

Além disso, também é importante entender o tipo de imóvel mais adequado para o seu negócio: lojas de rua ou em shoppings e centros comerciais? Escritórios? Armazéns e galpões? Salas de conferência? Espaços para eventos? 

Continue a leitura e confira algumas dicas importantes para te ajudar a garantir um imóvel comercial que vai alavancar os seus negócios. 

SAIBA MAIS -> Escolha de ponto para negócio deve pesar valor do aluguel, perfil do bairro e até sentido da rua

Quais são os principais fatores para escolher um imóvel comercial?

LOCALIZAÇÃO

Bom, seja qual for a sua intenção para o imóvel comercial que pretende alugar ou comprar, anote e guarde essa primeira dica: a localização é fundamental para o seu sucesso profissional.

A localização, afinal, pode trazer os clientes, aumentar ou diminuir suas finanças e, até, ser a responsável pelo futuro da sua empresa.

No mercado imobiliário, este é o fator que determina o preço de venda e locação do imóvel porque a localização é a responsável pela infraestrutura da região. 

Por exemplo, se você escolher um imóvel comercial no Alto da Boa Vista ou Morumbi, dois bairros nobres da capital paulista, poderá usufruir de uma infraestrutura completa de serviços como restaurantes e outros comércios, além de mobilidade para diversos locais. Porém, ao escolher um imóvel comercial em regiões mais na borda da cidade, não é garantido uma infraestrutura que complemente seus serviços e também traga clientes.

CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Se você quer abrir uma loja de roupas, um bairro mais centralizado e próximo a bares e faculdades é a melhor opção. Agora, se você quer abrir um restaurante de alto padrão ou um spa, pode considerar um bairro nobre mais familiar.

O ideal é conhecer o público que vai consumir os seus serviços e frequentar o espaço que você vai inaugurar.

Para qualquer empresa que você pretende abrir, considere que seus funcionários precisam ter fácil acesso para chegar. A mobilidade também é importante se você quer ter alto fluxo de clientes, facilidade para estacionar e boas condições de segurança.

ACESSIBILIDADE

Se você realmente conhece o seu público-alvo, sabe que adquirir um imóvel com acessibilidade é muito importante.

E não estamos falando apenas da acessibilidade em relação à mobilidade, não. Claro que é melhor estar localizado em um ponto de fácil acesso para todas as pessoas.

No entanto, acessibilidade é oferecer meios para que todas as pessoas entrem no prédio. Então, se for necessário realizar uma reforma, não se esqueça de incluir rampas, escadas, elevadores, guias para deficientes visuais, entre outros elementos que facilitam o acesso para todos.

INFRAESTRUTURA DO IMÓVEL

A regra é clara: nunca alugue ou compre um imóvel sem antes visitá-lo e conferir com seus próprios olhos se tudo está certo.

Algumas características para observar no imóvel comercial que você vai adquirir:

  • Vagas de garagem
  • Instalações elétricas
  • Cozinha ou refeitório
  • Número de banheiros
  • Infraestrutura hidráulica
  • Salas para todos os departamentos
  • Quantidade de pontos de iluminação
  • Ambiente de recepção ou sala de espera
  • Espaço de convivência e descanso para os funcionários

CONCORRÊNCIA

Analisar a concorrência é super importante para você entender o que estão fazendo de errado (e também o que estão acertando) e oferecer um trabalho bem melhor.

Essa é a sua oportunidade de se destacar, investir em divulgação, atrair mais clientes e oferecer diferenciais.

POTENCIAL DE CRESCIMENTO E VALORIZAÇÃO DA REGIÃO

Tem duas perguntas que costumamos fazer por aqui, ao falarmos de valorização imobiliária:

  • Quanto custa o imóvel que você quer comprar/alugar?
  • Quanto vale o imóvel que você quer comprar/alugar?

Preço é diferente de valor e, neste momento crucial em que você vai avançar na compra ou locação de um imóvel comercial para a sua empresa, é essencial entender essa diferença para não fazer um mau negócio.

Preço = está relacionado às tendências do mercado imobiliário

Valor = é relativo às características do imóvel

Portanto, a valorização imobiliária da região conta muito na compra/locação do imóvel, assim como o potencial de crescimento de outros comércios.

O ideal, então, é estar amparado por uma imobiliária e consultores especializados que podem te ajudar.

SAIBA MAIS -> Valorização imobiliária: fatores que influenciam na venda de um imóvel

E por último, e não menos importante, é necessário entender a diferença entre um imóvel corporativo e um imóvel comercial, para não errar na hora de fechar o negócio.

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