Você sabe o que define imóveis corporativos e comerciais? Não é a localização, e nem o tipo de negócio. Mas, o tamanho da empresa e a quantidade de funcionários.
Para começo de conversa, o primeiro erro de quem tem o desejo de iniciar o seu próprio negócio é a escolha do ponto comercial.
Na realidade, o certo não é adaptar o seu negócio ao ponto comercial escolhido, mas sim, fazer o seu ponto comercial adaptar-se ao seu negócio.
Por isso é tão importante entender as diferenças entre imóveis corporativos e comerciais!
Para a maioria das pessoas, esses empreendimentos são iguais, afinal, ambos podem permitir uma interação física com os clientes e também oferecem espaço para os colaboradores.
No entanto, cada um tem as suas particularidades que podem ser imprescindíveis para o sucesso do seu negócio.
Continue a leitura e saiba mais!
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE IMÓVEIS CORPORATIVOS E COMERCIAIS?
IMÓVEIS CORPORATIVOS
Os imóveis corporativos são popularmente chamados de corporate. O público-alvo dos imóveis corporativos são empresas de médio e grande porte, portanto, são edifícios maiores.
No geral, oferecem mais flexibilidade de uso e as empresas podem adaptar-se em diferentes layouts, para oferecer o melhor espaço para os departamentos internos.
O mais comum é que imóveis corporativos sejam alugados por andar, mas, se a empresa for muito grande, todo o imóvel pode ser locado para ela.
Uma das principais características dos imóveis corporativos é a localização, justamente para oferecer fácil acesso aos clientes e colaboradores.
Outros fatores de destaque dos imóveis corporativos são:
Certificações ambientais | Recepção | Elevadores | Vista das janelas | Sistema de ventilação | Auditório | Pé-direito | Tamanho da laje
IMÓVEIS COMERCIAIS
Os imóveis comerciais são popularmente chamados de office. Sua principal característica é que são construídos para empresas de pequeno porte ou profissionais liberais, portanto, não são imóveis espaçosos.
Devido ao seu tamanho mais compacto, imóveis comerciais são ideais para pequenos comerciantes ou clínicas e consultórios médicos.
Confira os tipos de imóveis comerciais:
Salas
Mais utilizado por profissionais autônomos, como advogados e dentistas. Essas salas estão localizadas dentro de prédios, também comerciais e, por isso, o imóvel tem profissionais e segmentos de vários setores.
Lajes
Também chamado de “andar corrido”. Mais utilizado por grandes empresas que usam andar inteiro ou apenas uma parte do andar.
No mercado imobiliário, existe a modalidade Buit to Suit, comum com lajes comerciais. Ou seja, o andar de um imóvel comercial é alugado antes mesmo da construção, levando em consideração um projeto do inquilino.
Lojas
Praticamente todas as ruas e avenidas de qualquer cidade tem este tipo de imóvel comercial. São a principal opção de muitos empresários, pois nas lojas é fácil estocar produtos e atrair clientes, devido à localização.
Depósitos
Imóveis grandes, com o objetivo de armazenar um tipo de produto. Portanto, são imóveis locados para empresas que trabalham com grandes volumes de mercadorias, como supermercados.
VANTAGENS DE INVESTIR EM IMÓVEIS CORPORATIVOS E COMERCIAIS
Tempo de contrato
No geral, os contratos são de 5 anos ou mais, garantindo estabilidade financeira por um longo período.
Custo de manutenção
É comum que os inquilinos cuidem da manutenção, já que atendem clientes todos os dias ou recebem os funcionários, e precisam manter o local em ordem e seguro.
Demanda
Considerando uma localização privilegiada e o restante do comércio ao redor dos imóveis corporativos e comerciais, esses empreendimentos são sempre bem requisitados por quem deseja alugar.
Processo rápido
Geralmente, a negociação é rápida, afinal, o proprietário tem grande interesse em receber o aluguel do imóvel.
COMO ESCOLHER IMÓVEIS CORPORATIVOS OU COMERCIAIS?
Lembra que falamos de fazer o seu ponto comercial adaptar-se ao seu negócio?
Pois bem, para isso, é necessário levar em consideração alguns aspectos na hora de escolher o melhor imóvel para o seu negócio.
Primeiramente, a localização. Neste critério, estão inclusos outros aspectos como a infraestrutura e as facilidades de logística e acesso (tanto para clientes, quanto para funcionários), por exemplo.
Sendo assim, o foco é um imóvel corporativo ou comercial que esteja em uma posição estratégica na cidade, nem muito afastado (para não atrapalhar o deslocamento) e perto de um lugar não tão movimentado (para não dificultar o estacionamento).
Em relação à infraestrutura, essa é uma das grandes vantagens de imóveis corporativos e comerciais. O edifício precisa ter estrutura para todas as pessoas que o frequentarão, desde o subsolo até o andar presidencial.
Além disso, é importante contratar uma equipe imobiliária para fazer a análise do imóvel, a fim de afirmar que toda a documentação está legalizada e que o prédio realmente tem condições de abrigar os seus produtos, funcionários e clientes.
COMPRAR OU ALUGAR?
Bom, para a locação, o investimento inicial é relativamente baixo. Assim, é possível investir em outras questões como equipamentos, tecnologias, mais funcionários.
Se a empresa tiver uma visão de longo prazo, vale calcular se a compra do imóvel compensa, tendo em vista a valorização do ativo, que pode ser utilizado em variadas operações como garantia negocial.
SAIBA MAIS -> Bairros corporativos atraem moradores e transformam paisagem urbana
Seja locação ou compra, imóveis corporativos e comerciais têm contratos específicos que precisam passar por um crivo de especialistas para assegurar um bom negócio. Aproveite e confira tudo sobre contrato imobiliário.