Sim! Investir em imóveis sustentáveis vale a pena e tornou-se uma tendência. Cada vez mais as pessoas entendem a importância de cuidar do meio ambiente e considerar a sustentabilidade em suas ações.
Sobretudo, esse pensamento sustentável surgiu porque a construção civil é uma das principais responsáveis pelos problemas ambientais devido ao uso de materiais poluentes. Segundo o relatório “Infraestrutura para a crise climática”, do Escritório das Nações Unidas, 79% das emissões de gases do efeito estufa vêm do setor da Infraestrutura.
Sendo assim, o que fazer para mudar essa situação? Construir imóveis sustentáveis, claro!
ENTÃO, VAMOS ENTENDER: O QUE SÃO IMÓVEIS SUSTENTÁVEIS?
São imóveis que foram construídos com técnicas conscientes e ecológicas, dando preferência para a utilização de materiais que não poluem o meio ambiente.
Portanto, para além da construção, a sustentabilidade também é identificada na utilização do imóvel. Isso é feito através de práticas ecológicas e ações sustentáveis como energia solar, cobertura verde, manutenção de uma horta, entre outras.
QUAIS TIPOS DE MATERIAIS SÃO UTILIZADOS EM IMÓVEIS SUSTENTÁVEIS?
- Bambu
- Ecogranito
- Bioplástico
- Bioconcreto
- Vidro reciclado
- Tinta ecológica
- Aço reaproveitado
- Ecotelhado branco
- Argamassa de argila
- Madeira de demolição
- Telhas e tijolos ecológicos
- Madeira de reflorestamento
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE MORAR EM IMÓVEIS SUSTENTÁVEIS?
- Economia
Em média, imóveis sustentáveis reduzem até 20% do consumo de energia e 45% do consumo de água, devido ao reaproveitamento de água ou instalação de placas de energia solar, além do uso de lâmpadas de LED.
- Consciência e compromisso ambiental
A preservação da natureza é um dever de todos os seres humanos, como um compromisso para as futuras gerações.
Dessa forma, morar em um imóvel sustentável é uma forma de incentivar outras pessoas a terem práticas sustentáveis em seu dia a dia.
- Qualidade de vida
Uma boa saúde e a melhora na qualidade de vida são os principais impactos que os moradores de imóveis sustentáveis sentem diretamente.
Como resultado, o bem-estar se reflete pelo calor do sol iluminando a casa ou na “terapia” de cuidar de uma horta. Ter práticas sustentáveis traz mais disposição, pró-atividade e prazer ao dia a dia.
- Redução de resíduos
O conceito de imóveis sustentáveis também está relacionado à redução de resíduos produzidos pelo ser humano.
Durante a construção do imóvel, é possível minimizar impactos ao meio ambiente e, depois da obra, isso pode acontecer com a reciclagem de materiais, por exemplo.
- Valorização do imóvel
A valorização dos imóveis sustentáveis pode crescer até 20% e ainda diminuir a vacância.
Em primeiro lugar, as novas gerações estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e buscam morar em locais onde possam viver de forma ecologicamente correta.
Além disso, o próximo morador não precisará equipar a casa, pois o imóvel já tem todos os equipamentos e práticas sustentáveis.
-> SAIBA MAIS: Valorização imobiliária: fatores que influenciam na venda de um imóvel
IMÓVEIS SUSTENTÁVEIS: CONFIRA PRÁTICAS PARA A SUA CASA
Existem equipamentos e práticas diárias que podem tornar um imóvel sustentável, mesmo que ele não tenha sido construído originalmente de forma ecológica.
Confira se algumas práticas podem ser implantadas no seu imóvel:
- Painel de energia solar: energia limpa e 100% renovável criada a partir de painéis solares instalados no telhado que convertem a luz do sol para energia elétrica.
- Janelas grandes: no projeto arquitetônico, é importante incluir janelas grandes para que a iluminação natural seja a principal durante o dia.
- Reciclagem: separação de lixo orgânico (restos de comida) do lixo “seco” (vidros, latas, plástico, metais, papéis). O lixo orgânico também pode ser reaproveitado como adubo para plantas, através da compostagem.
- Água da chuva: o reaproveitamento de água está no topo das características de imóveis sustentáveis. Existem estruturas prontas que captam essa água que pode ser usada para lavar carros, dar descarga, limpar pisos e irrigar o jardim.
CERTIFICAÇÕES
Existem certificações para “carimbar” imóveis sustentáveis, que validam o processo de construção e as práticas ecológicas. Dessa forma, é mais fácil vender este tipo de imóvel para quem realmente procura este conceito.
Atualmente, as duas certificações mais comuns são:
- GBC Brasil Casa: existe a versão para residências unifamiliares e para condomínios.
- LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental): aplicada em 165 países, dando ao Brasil o 4º lugar no ranking mundial em 2018.
Antes de tudo, alguns critérios são avaliados para garantir essas certificações, como: inovação, materiais e recursos, localização e transporte, qualidade do ambiente interno, eficiência hídrica, entre outros.
Aliás, a capital paulista detém 35% dos 821 empreendimentos certificados pela GBC Brasil.
Segundo a Fundação Vanzolini, os bairros mais sustentáveis da cidade de São Paulo são:
- Vila Mariana
- Tatuapé
- Lapa
- Chácara Santo Antônio
- Vila Madalena
- Vila da Saúde
- Jaguaré
- Campo Belo
Então, se interessou por imóveis sustentáveis? A Bamberg Imóveis Únicos pode te ajudar a encontrar um lar ecologicamente correto!